BOAS PRÁTICAS

2022_RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES INTEGRADA A ATIVIDADES AVALIATIVAS

Foi implantado pela escola a recuperação da atividades avaliativa incorporado a própria atividade. Isso foi possível com o uso de forms e planilhas google asswociado ao uso da assinatura eletrônica e ao código da atividade.

2022_CÓDIGO DA ATIVIDADE AVALIATIVA

O código da atividade avaliativa é um número de três dítitos associado a cada atividade avaliativas e também a cada aluno da escola. Cada aluno possui seu código para cada atividade. O acesso a atividade avaliativa online se dá pela utilização da assinatura e código da ativdiade correspondente.

2020_USO DE ASSINATURA ELETRÔNICA

Foi criado pela escola uma assinatura eletrônica para cada aluno.
A assinatura eletrônica é um código de 8 dígitos conhecidos apenas pelo aluno e pelo gestor. Seu objetivo principal era validar as respostas em provas online mas o uso diário mostrou que o uso da assinatura eletrônica é muito maior e hoje ela é usada para identificar o aluno e dar acesso a áreas restritas. Ela pode ser usando em várias situações, dependendo da criatividade de cada unidade escolar.
A assinatura eletrônica na ECIT Obdúlia Dantas foi definida como sendo "as duas primeiras letras do nome do aluno seguido da primeira letra do nome da mãe seguido da primeira letra do nome do pai e quando este for não declarado deve-se usar o número zero, seguido do dia do nascimento do aluno, com dois dígitos e por fim, os dois últimos dígitos do número do CPF.

2019_AVALIAÇÕES PELO CELULAR

Utilizando-se formulários google aplicamos avaliações utilizando-se o celular, uma vez que a escola dispõe de internet e 96,6% dos alunos tem celular e trazem para a escola. Esta ação visa, alem da interação das ferramentas tecnológicas a serviço da aprendizagem, suprir a deficiência de papel na escola.

2018_SEM CAMPAINHA

Foi combinado e de consenso de todos o fim do uso da campainha na escola. Foi feito um trabalho de conscientização com os alunos no que diz respeito ao cumprimento de horário na escola e na sociedade e todos concordaram com o fim do uso da campainha e que todos deveriam seguir os horários pré estabelecidos. Hoje não se usa mais a campainha e a rotina segue normalmente e com precisão de relógio, sem o barulho irritante de antes.

2018_USO DO CELULAR PARA A CHAMADA NA PRIMEIRA AULA

O uso do aparelho celular para a chamada  na primeira aula garante eficiência e rapidez na identificação de alunos faltosos no dia. Com essa identificação é possível realizar o trabalho de monitoramento junto as famílias reduzindo o índice de evasão e reprovação escolar, sem falar na economia gigantesca de tempo e folhas de papel.

2018_USO DO CRACHÁ


Uso de crachá para organizar o fluxo de alunos nos corredores para uso dos bebedouros e banheiro.
Após o toque de uma aula para outra o aluno deve se dirigir imediatamente para a próxima sala de aula. Lá o professor dispõe de um crachá que autoriza a saída dos alunos, um de cada vez, para uso do bebedouro e dos banheiros. A ação diminui o fluxo e as conversas nos corredores em horário de aula.

2017_BLOG


Blog não é novidade e achar que o blog só serve para publicar notícias só limita o uso desta ferramenta.
Podemos usar o blog para monitorar atividades escolares, registros para divulgação e arquivamento. De qualquer lugar é possível monitorar as atividades desenvolvidas no dia a dia da escola, programar publicações de informações e notícias.

2017_FOLHA DE FREQUÊNCIA

Este modelo une a assinatura de frequência no dia da avaliação e no dia da recuperação, diminuindo em 50% o consumo de papel nesta atividade.
Outra vantagem é que o modelo depois de preenchido e assinado pelo professor pode ser usado pela secretaria.
OBS: A impressão deve acontecer frente e verso.
Modelo